ENQUETE
VOCĘ GOSTOU DA PÁGINA?
SIM
NĂO
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (27 votos)

ONLINE
1

O bem vencerá. Restará saber de que lado você passou a vida toda lutando!


Estevăo

Estevăo

Estêvão é perseguido

"Esqueça a igreja, você não vai!" A mãe de Lia insistiu com raiva: "Você precisa se concentrar em sua educação e esquecer toda essa conversa sobre religião". Lia abaixou a cabeça tristemente e lutou contra as lágrimas. Ela sabia que não havia como fazer sua mãe entender que Jesus Cristo era real, ele não era apenas outra religião.

Todos os dias, em todo o mundo, as pessoas estão sofrendo e sendo ridicularizadas por sua fé no Senhor Jesus. Sofrer pelo que você acredita é chamado de perseguição. "Em nosso estudo de hoje, vamos aprender sobre como lidar com a perseguição. O Pr. João José vai lhe contar a história, mas o Espírito Santo será o seu professor e a vida de Estevão o nosso livro. 

Quarenta dias depois que o Senhor Jesus morreu na cruz por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou, Ele voltou ao céu. Jesus prometeu antes de partir que enviaria o Espírito Santo para ajudar os crentes. Dez dias depois que o Senhor Jesus foi para o céu, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu e encheu o apóstolo Pedro e os outros crentes com grande poder. Nesse poder, Pedro pregou a milhares de judeus que se reuniram nas ruas de Jerusalém. O mesmo Espírito Santo que capacitou Pedro a pregar com tanta ousadia também convenceu os incrédulos de seus pecados e sua necessidade de Jesus. Naquele dia, três mil pessoas abandonaram seus pecados, crendo no Senhor Jesus. Estevão foi provavelmente um dos 3.000 salvos naquele dia.

Todos os dias a igreja continuava crescendo, mas também havia um problema crescente na igreja. Os crentes gregos estavam reclamando que suas viúvas não estavam recebendo tanta atenção e comida quanto as viúvas hebreus. Uma viúva é uma mulher cujo marido morreu. Os doze apóstolos aconselharam a igreja a encontrar sete homens honestos, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, que pudessem cuidar desse problema. Estevão foi um dos sete homens escolhidos. Atos 6: 8 descreve Estevão como um homem cheio de fé e poder, que fez grandes maravilhas e milagres entre o povo. "Estevão não apenas serviu fielmente na igreja, mas também estava pregando sobre o Senhor Jesus e os O Espírito Santo estava fazendo milagres através dele. O Espírito Santo é a parte invisível de Jesus que vem viver em nós quando cremos em Jesus. Mesmo que o Espírito não possa ser visto ou tocado, Ele é real e dá aos crentes poder para viver. Ele e faça o que é certo.

Embora Estevão fosse um exemplo piedoso do Senhor Jesus e tenha ajudado muitas pessoas, muitos odiavam Estevão: "Se o mundo te odeia, você sabe que me odiava antes de te odiar", disse Jesus em João 15: 18. A razão pela qual algumas pessoas odiavam Estêvão era apenas porque ele pregou sobre Jesus. Eles odiavam especialmente ouvir Estêvão pregando que Jesus havia ressuscitado dos mortos e que Ele era o Filho de Deus. Quando Estêvão saiu em lugares públicos para pregar sobre Jesus, esses inimigos começaram a discutir com ele. Mas Atos 6: 10 diz: "Eles não foram capazes de resistir à sabedoria e ao espírito pelo qual ele falou".

Isso os levou a odiar Estevão ainda mais e a fazer planos para persegui-lo. Você se lembra do que a palavra perseguição significa? Significa sofrer pelo que você acredita. Se você acreditou no Senhor Jesus como seu Salvador do pecado, talvez já tenha sido perseguido. Paulo escreveu ao jovem Timóteo em II Timóteo 3: 12: "todos os que viverem piedosamente em Cristo Jesus sofrerão perseguição". Você pode ser o único na família que creu no Senhor Jesus, e sua família zomba de você. Talvez outras crianças riam de você porque você se recusa a participar de suas piadas sujas ou a ver as fotos pecaminosas na Internet. Seu professor na escola pode até ter envergonhado você quando disse que acreditava que Deus criou o mundo.

Nenhum crente gosta de ser perseguido. Às vezes, você pode querer ceder e fazer a coisa errada, para que as pessoas não o incomodem mais. Você pode ter pensado: "é muito difícil ser cristão, eu desisto". O inimigo de Deus, Satanás, quer que você sinta pena de si mesmo e desista, para que você seja um mau exemplo para os outros. Se você é um mau exemplo, certamente não levará mais ninguém a acreditar em Jesus. E Bíblia mostra que Satanás faz grande esforço para levar você para esse caminho. 

Mas não desista! não desista! não deixe o diabo fazer você pecar! "Tudo posso naquele que me fortalece!" Filipenses 4: 13. Você memorizará esse pequeno poema para ajudá-lo quando for perseguido? Estêvão estava prestes a ser perseguido por pregar sobre o Senhor Jesus. Seus inimigos reuniram algumas testemunhas falsas para mentir sobre Estevão, depois incitaram os líderes religiosos para que Estêvão fosse preso e levado à corte religiosa judaica. Lá no tribunal, as falsas testemunhas começaram a mentir novamente sobre Estevão. "Este homem não para de falar contra o templo e as leis de Deus. Até o ouvimos dizer que este Jesus de Nazaré destruirá o templo e mudará todas as leis e costumes que Moisés nos ensinou. "

Como você reagiria se as pessoas estivessem mentindo a seu respeito? Atos 6: 15 diz: "E todos os que estavam no conselho, olhando fixamente para ele, viram seu rosto como o rosto de um anjo. "O sumo sacerdote então perguntou a Estêvão:" Essas coisas são verdadeiras? "O Espírito Santo deu a Estêvão as palavras que Deus queria que aqueles homens ouvissem. Estêvão começou muito atrás na história do povo judeu e lembrou-os sobre como Deus havia chamado Abraão, o pai da nação judaica.Então, Estevão falou sobre Isaque, Jacó, José e até Moisés.Estevão lembrou ao povo como Israel se afastou de Deus para adorar ídolos; e quando Deus enviou Seus profetas para avisar o povo. , em vez de se afastarem dos ídolos, eles mataram os profetas de Deus. "Você é tão teimoso em seu coração e se recusa a ouvir o Espírito Santo! Vocês são como seus pais! Eles perseguiram e mataram os profetas que contaram sobre a vinda do Justo, "Estevão disse:" E agora que o Justo veio, vocês mesmos o traíram e o mataram! "

Quem era esse? De quem o qual Estevão estava falando? Você deve ter percebido que Estevão estava falando sobre o Senhor Jesus Cristo, Aquele que os líderes judeus odiavam tanto que eles o traíram e depois crucificaram. Deus é perfeitamente puro e justo, assim como Seu Filho, o Senhor Jesus, o Justo.

Quão tolo é que essas pessoas pecadoras odeiem Jesus e queiram se livrar dele quando precisavam tanto dele! O que eles fizeram foi mais tolo do que uma pessoa com uma doença terrível jogando fora o único remédio que poderia curá-lo! A Bíblia nos ensina que todos nascemos com algo mais terrível do que uma doença e isso é pecado. O pecado está violando as leis de Deus. Quando você destrói a propriedade de outra pessoa, quando provoca e magoa outras pessoas, quando pensa com ódio por seus pais, está pecando. Eclesiastes 7: 20 diz: "Não há homem justo na terra que faça o bem e não peque". O pecado faz com que não apenas morramos em nosso corpo, mas também sofram uma morte eterna no inferno. Deus, nosso Criador, nos ama tanto e não quer que um de nós se perca dele para sempre. Seu grande desejo é que voltemos a Ele para que possamos desfrutar todas as riquezas do Céu com Deus para sempre. 1 Pedro 3: 18 diz: "Porque Cristo também já sofreu pelos pecados, o justo pelos injustos, para que ele nos trouxesse a Deus". É por isso que Jesus, o Justo, permitiu que pessoas tolas e pecadoras o pregassem na cruz. Ele tinha o poder de detê-lo, mas Jesus sabia que devia dar Sua vida e Seu sangue para pagar por nossos pecados. Ele morreu, foi enterrado e ganhou vida no terceiro dia. Jesus está vivo hoje no céu, e quando cremos nele, ele nos traz de volta a Deus. Seria tão tolo se afastar do Senhor Jesus, quando Ele é o único que pode nos corrigir com Deus.

Estêvão estava tentando mostrar aos líderes judeus como eles eram tolos por traírem e assassinarem o Senhor Jesus, o único que poderia corrigi-los com Deus! Mas quando os líderes ouviram as ousadas palavras de Estevão, a Bíblia diz que elas foram cortadas no coração ".

Em vez de se arrependerem do pecado, odiavam ainda mais Estevão. Eles começaram a ranger nele com os dentes. Você já viu um cachorro rosnando e prestes a lutar? Eles reviram os lábios e cerram os dentes enquanto rosnam. Os líderes judeus eram como animais selvagens quando viraram os lábios e cerraram os dentes para Estevão.

Como você acha que Estevão reagiu? Vamos ler Atos 7: 55: "Mas ele, sendo cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé à direita de Deus. " Estevão não estava preocupado com homens tolos e pecadores. Deus estava lhe mostrando sua recompensa celestial!

Mateus 5: 11 e 12 diz: "Bem-aventurado você, quando os homens o ofenderem e perseguirem, e disserem falsamente todo tipo de mal contra você, por minha causa. Regozije-se e fique muito feliz: pois grande é sua recompensa." no paraíso." Se você é filho de Deus, pode se alegrar e se alegrar, mesmo quando as pessoas o perseguem. Deus diz que há uma bênção especial para você e uma grande recompensa para você no céu. Em muitos lugares do mundo, neste exato momento, os crentes estão sofrendo porque acreditam em Jesus. Deus pode dar a Seus filhos poder para se alegrar e louvá-Lo, mesmo em perseguição. Você se lembra do nosso pequeno poema: "não desista, não desista; não deixe o diabo fazer você pecar." Tudo posso naquele que me fortalece é através de Cristo. "Filipenses 4: 13. Deus lhe dê forças para ser um bom exemplo que ajudará e encorajará outros crentes.

Que grande exemplo de Estevão! Ele não estava desistindo! Deus estava lhe dando poder para fazer a coisa certa quando foi perseguido. A multidão enfurecida gritou alto para abafar a voz de Estevão, eles pararam seus ouvidos para não poder ouvi-lo. Então eles agarraram Estevão e o arrastaram para fora da cidade para apedrejá-lo. Pegando pedras enormes, eles começaram a atirar em Estevão para matá-lo. Como eles fizeram, ainda Estevão não reclamou ou cedeu. Em vez disso, chamou o Senhor dizendo: "Senhor Jesus, receba meu espírito". Atos capítulo 7 termina com: "E ele se ajoelhou e clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E quando ele disse isso, adormeceu." O corpo de Estevão jazia espancado, machucado e morto ali no chão, mas seu espírito, o verdadeiro Estevão, rapidamente foi estar com o Senhor Jesus lá no céu! Outros crentes pegaram seu corpo e o enterraram. Eles ficaram profundamente tristes com a morte de seu amado amigo Estevão. Que exemplo maravilhoso Estevão havia sido para eles sobre como um crente deveria enfrentar perseguição. A vida de Estevão não nos ensinou como enfrentar a perseguição!

Você pode nunca ter que enfrentar a morte porque acredita em Jesus, mas se você vive para o Senhor Jesus, haverá momentos em que você enfrenta perseguição. Você pode se lembrar do nosso poema: "não desista, não desista, não deixe o diabo fazer você pecar." Tudo posso naquele que me fortalece é Cristo ". Filipenses 4: 13. Sua força para ajudá-lo a viver com ousadia por Jesus e a fazer o que é certo quando é perseguido.

Se você nunca acreditou em Jesus, é como aqueles que perseguiam Estevão. Mas lembre-se, o Justo morreu pelos injustos. Isso significa que Jesus morreu por seu pecado.

Você pode estar limpo do seu pecado e ser "justo" diante dos olhos de Deus crendo em Jesus hoje. Venha ser um verdadeiro filho de Deus!